Cânions na Serra Gaúcha: Vale a Pena Conhecer?
Atualizado: 29 de abr. de 2022
Os cânions do Rio Grande do Sul, são únicos, diferentes de outros pelo mundo, que quase sempre são desprovidos de vegetação e com pouco verde.
Os cânions gaúchos se localizam no extremo Nordeste do Rio Grande do Sul, junto à divisa com Santa Catarina, onde os campos de cima da serra terminam abruptamente, em desníveis que chegam a quase 1000 metros de altura.
Estes incríveis acidentes geográficos (onde parece que a terra foi cortada) fazem a divisa natural dos estados, onde a parte superior pertence ao Rio Grande do Sul e a inferior para Santa Catarina.
Confira os 3 cânions do Rio Grande do Sul que você não pode deixar de conhecer:
Cânion Monte Negro
Localizado no município de São José dos Ausentes, o Cânion Monte Negro se localiza ao lado do pico de mesmo nome, ponto mais alto do estado, com 1403 m de altitude. Em dias de boa visibilidade é possível avistar o litoral.
O Cânion Monte Negro fica a fica a 43 km do centro da cidade, por estrada de terra, com acesso pela estrada municipal do Silveira. É possível chegar de carro a 1 km de distância do cânion, a partir daí é só fazer uma pequena caminhada.
Cânion Itaimbezinho
Localizado no município de Cambará do Sul, é o cânion brasileiro que mais chama a atenção, devido a verticalidade de seus abismos paralelos, formando fendas gigantescas, parecendo um enorme rachadura na terra.
Seus penhascos chegam a 700 m de altura na parte mais profunda e o cânion tem 5,8 km de extensão e uma largura máxima de 2 km. A Cachoeira das Andorinhas e a Cascata Véu da Noiva se destacam entre os paredões do Itaimbezinho.
Cânion Fortaleza
Também em Cambará do Sul, o Cânion Fortaleza faz parte do Parque Nacional da Serra Geral, é o maior de todos os cânions brasileiros, com 7,5 km de extensão e 900 m de altura em seu ponto mais alto, porém seus paredões são mais abertos e menos verticais.
O acesso é feito pela CS-012, são 22 km pela estrada que dá continuidade na avenida principal da cidade e conta com asfalto em boa parte do percurso. A partir do ponto onde é possível estacionar o carro se segue a pé por uma das 3 trilhas do parque: Trilha do Mirante do Fortaleza (3,2 km), Cachoeira do Tigre Preto (2 km) e Pedra do Segredo (2,7 km).
Gostaria de visitar os melhores cânions da Serra Gaúcha? Faça um Passeio Privativo com o Guri Na Serra, com todo o conforto e com todo o roteiro definido por você. Clique no botão abaixo e fale comigo:
Comments