top of page
Foto do escritorGuriNaSerra

Além de Gramado: 5 Roteiros para ir de Transfer Particular

Atualizado: 26 de abr. de 2022

Gramado é um dos destinos de viagem mais concorridos do Brasil, mas existem vários outros roteiros de carro no Rio Grande do Sul. Existem roteiros de turismo rural, cultural, gastronômico, religioso, viagens românticas e até mesmo rotas de aventura.



Agroturismo


Nos roteiros de agroturismo você pode visitar as pequenas propriedades de colonizadores alemães, italianos e outros povos europeus, que construíram suas vidas nessa região.


Os roteiros incluem cafés coloniais, degustações e visitas às casas centenárias, parreirais, moinhos e museus. Os proprietários sempre são muito atenciosos e adoraram contar as suas histórias.


Entre os roteiros de agroturismo de Gramado, a Linha Ávila, a Linha Bonita e a Linha Nova são alguns dos destaques.



Rota Romântica


Nesse roteiro você encontrará forte influência germânica, com construções no estilo Enxaimel.


A Rota Romântica é figurinha fácil nas listas das estradas mais bonitas e charmosas do Brasil. Portanto, é um dos roteiros de carro mais procurados no Rio Grande do Sul. No outono, a paisagem dos plátanos é um dos destaques da estrada.


Mas caso você viaje no verão, também será contemplado pelas belíssimas Hortênsias no caminho. Então caso você esteja pensando em conhecer Gramado ou Canela, vale a pena reservar um tempo também para conhecer o trajeto até lá.

Sugestão de roteiro:

  • Distância: 104 km de Porto de Alegre (2h30 direto até Gramado sem paradas)

  • Destaques do Roteiro: Praça das Flores em Nova Petrópolis, Núcleo de Casas em Enxaimel em Ivoti e, obviamente, as cidades de Gramado e Canela

  • Quantos Dias: 7 dias

  • Quando Ir: Por causa dos plátanos da estrada, é indicado fazer esse roteiro de carro no outono (nos meses de março a junho)


Rota da Uva e do Vinho



Nesse roteiro para os enófilos, percorreremos diversas vinícolas produtoras de vinho, por isso a região é muito comparada com a Toscana.


O Estado gaúcho é um dos maiores produtores de vinho do Brasil, somando 90% da produção nacional, distribuída entre vinho (90%), espumante (85% da produção nacional) e suco de uva (90%).


Apesar de ser possível encontrar grandes e famosas produtoras de vinho, como a Casa Valduga e a Miolo, o destaque mesmo são para as pequenas vinícolas. No Brasil, 90% delas são micro e pequenas empresas. Ao visitá-las, temos contato diretamente com as famílias produtoras e com as pessoas diretamente envolvidas na vitivinicultura.


O Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, é o trecho mais bonito desse roteiro, onde algumas das principais vinícolas da região se concentram. É a primeira região do país a obter o reconhecimento como Indicação Geográfica, o que indica que as características únicas de solo, clima e topografia definem o sabor único dos vinhos do Vale.

Sugestão de roteiro:

  • Distância: 125 km de Porto de Alegre (2h de estrada, direto até Bento Gonçalves)

  • Destaques do Roteiro: Vale dos Vinhedos, Monte Belo do Sul, Vila Flores, Farroupilha, Garibaldi e Bento Gonçalves (Maria Fumaça)

  • Quantos Dias: 5 dias

  • Quando Ir: A Vindima (janeiro a março) é a época da colheita das uvas, um período muito festivo e quando os parreirais estão mais bonitos. Nos meses de maio e junho acontece o Dia do Vinho Brasileiro, que é uma festa na realidade se estende por uma ou duas semanas.


Rota Cinematográfica


A cidade de Garibaldi tem se destacado como polo cinematográfico e o turismo na região permite conhecer as estruturas existentes por lá.


Os roteiros de turismo cinematográfico incluem destinos e locações de filmes gravados por lá. Entre as produções destaca-se “O Filme da Minha Vida”, dirigido por Selton Mello.



Rota dos Cânions



E para encerrar nossas sugestões de roteiro, chegou a hora da aventura. A Rota dos Cânions permite conhecer dois parques nacionais brasileiros: o Parque Nacional Serra Geral e o Parque Nacional Aparados da Serra.


A região dos Aparados da Serra destaca-se pelas formações de cerca de 700 metros de altura. A transição das bordas para as crateras é abrupta, característica que explica o seu nome: parece que os cânions teriam sido aparados a faca. Na realidade, foram escavados pela natureza no decorrer de milhares de anos. O Parque Nacional de Aparados da Serra foi criado em 1959 e conta com mais de 13.000 hectares.


Os cânions mais famosos são o Cânion Itaimbezinho e o Cânion Fortaleza, mas a região possui vários outros cânions interessantes para explorar.

Para explorar a região, você pode optar por trilhas para contemplar os cânions de cima (a partir de Cambará do Sul, RS) ou nas crateras dos cânions (a partir de Porto Alegre, SC). São experiências completamente diferentes, sendo que as trilhas na base dos cânions são mais difíceis.

Sugestão de roteiro:

  • Distância: 200 km de Porto de Alegre (3h de estrada, direto até Cambará do Sul)

  • Destaques do Roteiro: Cânion Itaimbezinho, Cânion Fortaleza, Cânion Malacara e Cânion dos Índios Coroados

  • Quantos Dias: 4 dias

  • Quando Ir: Apesar do inverno ser a época menos chuvosa, as temperaturas muito baixas podem ser um obstáculo para as trilhas. Para quem curte tomar banho nos rios e cachoeiras, o verão com certeza é a melhor época.

Para passeios privativos e roteiros personalizados, solicite seu orçamento:

78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


Tiago md.jpg

Olá, obrigado por ler este post!

Se tiver alguma dúvida sobre a Serra Gaúcha, ou estiver precisando de orçamento para transfers e passeios privativos, é só falar comigo!

bottom of page