top of page
Cultura Gaúcha

Cultura Gaúcha

A cultura da Serra Gaúcha foi fortemente influenciada pelos imigrantes europeus, principalmente italianos e alemães, na segunda metade do século XIX. Com isso, a região é unicamente diferente e rica em tradições e elementos na culinária e música.

172263_original.webp

Chimarrão

O chimarrão é o símbolo da cultura gaúcha. Assim como o café em outras partes do país, o consumo faz parte do dia a dia dos gaúchos e não só no inverno, mas também em dias quentes. Essa bebida é uma espécie de chá amargo, consumida entre os 60 e 70 °C. O mate é servido em uma cuia e é um legado das culturas indígenas quíchua.

Churrasco

A comida típica do gaúcho é o churrasco, carne de gado assada bem conhecida em todo o país. A diferença está no preparo e frequência que os gaúchos consomem a iguaria. Se for uma ocasião especial, separa-se uma costela bovina que será assada durante 12 horas em um fogo de chão, tradicional dos acampamentos no campo quando os gaúchos andavam quilômetros para levar o gado ao seu destino.

img_7931-18651218.webp
03galeria.jpg

Trajes Típicos

Também é muito comum encontrar gaúchos em trajes típicos, os homens usam bota, bombacha, camisa e lenço no pescoço, enquanto as mulheres usam vestido de prenda. Outros acessórios são o chapéu ou boina e, em vez de chinelo, usam alpargata, um calçado feito de lona e solado de corda.

Fronteira com Uruguai e Argentina

Existem várias cidades que fazem fronteira com o Rio Grande do Sul, inclusive a cidade de Rivera (foto). A cidade gaúcha Sant'Ana do Livramento e a cidade uruguaia são separadas apenas por uma praça com duas bandeiras: a brasileira e a uruguaia.

Os destinos além da fronteira oferecem olivicultura, enoturismo e muita história. Com paisagens exuberantes e muita natureza típica da região, estes destinos encantam os visitantes.

DSCN4119.jpg
bottom of page